Este é o segredo nº. 1 para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa
Passamos a maior parte dos nossos dias conectados à uma rede Wi-Fi. Seja no trabalho ou em casa, para manter o plano de dados e uma transferência maior de conteúdo essa conexão é imprescindível. Mas e quando nem o Wi-Fi salva? Há seis meses, usar o meu plano de dados em casa estava melhor que o Wi-Fi e, depois de algumas tentativas que incluíam até aumentar o valor do contrato, descobri que apenas uma mudança era necessária: trocar o roteador!
Tudo bem, você pode estar esperando por dicas como atualizar o software ou mudar ou roteador de lugar, ou até mesmo usar papel laminado. Contudo, infelizmente tais truques são imediatistas e não resolvem o problema. Assim, a solução mais eficaz é trocar o roteador.
Logo que passei a usar internet a cabo, o técnico de instalação me avisou que a companhia de internet não daria o roteador, apenas o modem. Logo, a compra do roteador ficava por minha conta. Lembro-me que na época o técnico ainda havia dito que este era um procedimento padrão entre as companhias e que o motivo disso era a qualidade inferior destes roteadores padrões enviados pela operadora do serviço.
A solução mais eficaz é trocar o roteador
Contudo, a região em que moro hoje não possui suporte para internet a cabo e meu contrato é DSL de até 16Mbit. Quando passei a usar este plano, recebi um roteador da EasyBox 804 que fazia parte do pacote. Na época, coloquei o meu NetGear na gaveta e nem dei muita bola. Acontece que o uso do Wi-Fi passou a ficar impraticável, se conectasse o meu celular e computador, a minha Android TV não fazia o streaming das séries no Netflix e assim por diante.
- O que fazer quando o Netflix fica fora do ar?
- Cinco dicas para tornar a sua experiência com a Netflix ainda melhor!
Óbvio que meu primeiro pensamento foi aumentar com urgência o meu plano de internet. Foi quando recebi a notícia de que na rua em que moro, esta é a única cobertura de internet... DSL de até 16Mbit. Sem poder recorrer a um contrato com mais dados, comecei a ficar criativa. Lembrei do meu roteador que não tinha saído nada barato e pensei em tentar usar em conjunto com a EasyBox
Saiba os padrões usados pelos dispositivos que você vai conectar à rede sem fio
Em resumo, estou há seis meses usando o mesmo plano de internet em casa, continuo pagando o mesmo valor, não tenho mais problemas em conectar vários dispositivos à rede ou ficar na mão com o Netflix em finais de semana chuvosos. A troca do roteador solucionou todos os meus problemas.
O que levar em consideração na hora de comprar um roteador
Padrões
Os roteadores atuais, na sua maioria, são compatíveis com padrões G, N e AC (capaz de transmitir dados até 1.300 Mbps). Modelos mais antigos utilizam os padrões A e B, com uma taxa de transferência menor. Assim, antes de sair por aí procurando um roteador, saiba antes os padrões usados pelos dispositivos que você vai conectar à rede sem fio. Para tanto, consulte o manual do fabricante.
Quantos aparelhos serão conectados à rede sem fio?
Leve em consideração que a maioria dos roteadores suportam um número satisfatório de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, o editor Bruno Salutes, teve um roteador da Motorola e outro da ZTE, mas só com o da D-Link conseguiu um aparelho compatível com o streaming do Chromecast.
Tamanho da casa
Outro item determinado pelos padrões de conexão A, B, G e N é o alcance do sinal do roteador. A maioria dos aparelhos têm o limite de mais de 100 metros, porém paredes e outros obstáculos diminuem o alcance. Neste caso, aconselho usar um repetidor de sinal Wi-Fi.
Quantidade de antenas
Hoje em dia, os smartphones já vêm com uma tecnologia que amplia a capacidade de recepção dos sinal Wi-Fi. Assim, o recurso MIMO (Multiple Input/Multiple Output) é o responsável por captar o sinal de múltiplas antenas de uma mesma rede para garantir a transferência de dados. Se você possui dispositivos com essa tecnologia, pode ser uma vantagem comprar um roteador sem fio com mais de um antena.
Frequência
A frequência mais comum entre os roteadores é de 2,4 GHz. Isso pode ser um problema se você mora em um prédio que possui muitas redes Wi-Fi. Em média, cada roteador pode trabalhar em 16 canais diferentes mas, se vários roteadores trabalharem no mesmo canal, poderá ocorrer interferência e o sinal da rede será afetado. Para que isso não ocorra recomendo escolher roteadores que usam as frequências: 2,4 GHz e 5 GHz.
Segurança
Na hora de escolher o roteador Wi-Fi, dê preferência para aparelhos que sejam compatíveis com encriptação WPA e WPA2. Para mais informações sobre tais padrões, acesse este link.
- Como aumentar a segurança no Android
- Você sabe quando configurar a criptografia de dados no Android é uma boa ideia?
Este é o segredo nº. 1 para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa
Sim, você pode atualizar, trocar de lugar ou mudar o canal do roteador, ter certeza de que ninguém está usando a sua rede de forma ilegal ou colocar papel laminado no roteador, no fim das contas a dor de cabeça passa quando você troca de roteador.
Assim, se o sinal do Wi-Fi na sua casa não está bom e você já tentou de tudo, mas nada adiantou, siga meu conselho. Caso você queira tirar a prova dos nove antes de comprar um novo roteador, peça um emprestado para um familiar ou amigo por algumas horas e veja se isso vai mudar a sua experiência com a internet em casa.
O meu plano tb me libera um roteador wifi
Sinal pessimo do aparelho deles
Solução: coloquei o roteador anterior em rede e hj tenho sinal bom de net
Faz-se necessário advertir quem possui internet a cabo, com roteador da operadora. Neste caso não pode retirar este roteador e deve colocar o roteador novo conectado com o da operadora.
2 coisas me chamaram atenção nessa matéria.
1o - Tu é gatapaporra
2o - Onde arrumo esses bonecos do Android?????
Gostei da dica.vou fazer em casa.
Gente, agradecida demais. Apesar de estar a um bom tempo na rede, sou muito Nua e Crua. . Só vocês conseguiram que eu entendesse e me desse melhor em minhas conexões. Pena que meu tempo é comedido e não posso ficar lendo e aprendendo tanto quanto necessito.
Mas com um modelo desses da foto, o prédio inteiro mais os vizinhos adjacentes vão querer usar o meu sinal.. Que medo!
Camila Rinaldi, Sempre com artigos interessantes!!!
Perfeito só faltou mencionar Qos que para quem joga é muito bom, porém o texto está perfeito nota 10
Camila tá com cara de : essa porcaria tem 3 antenas e não pega direito aff
Camila tá com cara de : essa porcaria tem 3 antenas e não pega direito aff
Uso o telsec 129i fornecido pela oi e funciona muito bem.
Perfeito! Eu tinha dúvidas e receios quanto à utilização desses modems da operadora que sou cliente. Essa informação me esclareceu estas dúvidas. Show!!!
No meu caso né. Minha casa não é grande, pouco menos de 100 m2. Agora quem tem casarão aí é mais difícil.
O número 2 é ficar perto do roteador
Obrigado pelas dicas, Camila! Veio realmente na hora que eu precisava no meu novo apê, que é compridão e o sinal WiFi problemático. Me ajuda muito. E ainda me divirto lendo os outros comentários de nerds pedantes "sabe tudo" criticando detalhes da matéria, ô falta de noção kkkk povo esquece que o site é pra quem não sabe e precisa de ajuda, não pra quem já sabe demais e fica caçando defeito no trabalho dos outros rsrsrs :-)
Aqui em casa a banda larga é GVT 10Mbps, com WiFi. Mas o roteador que a companhia pôs aqui em casa é vagabundo! Um tal de Opticom, feio, quadrado e tão leve que você pensa que é só a carcaça; não tem placa dentro. Mas tão vagabundo que no site da Kabum ele custa R$ 49,90. Acabei comprando um TP-Link importado, que não é achado no site BR da marca. Apenas no site Global. É o TD-W8968. Paguei 30 dólares quando o dólar ainda não valia 4 conto.
Não é um top de linha, mas senti uma melhora substancial na conexão. Geralmente fica conectado simultaneamente na rede os smartphones meu e da minha esposa, o smart bluray da sala e o Chromecast em standby. A principal melhoria em relação ao roteador da GVT foi o streaming do app Esporte Interativo Plus, que é compatível com o Chromecast e antes era praticamente impossível assisitr. Hoje mal tem travamento. Boa dica, Camila!
Ele está com meu roteador!
excelente dica
Texto grande e pouco objetivo. Fala muito e não fala quase nada.
Trocar o que , por qual?
Qual a característica de um bom roteador? ( frequências: 2,4 GHz e 5 GHz.) é isso só?
A, B , G N , não ficou claro qual e se existe um desses padrões que é melhor.
Nossa! Mudou minha vida depois que li isso. Aff. Tem gente pra tudo.